segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Os tipos de violência
Alunos X Professores
Armas e drogas
O combate à violência escolar - O papel da escola, da polícia e da comunidade
Iniciativas de sucesso

A violência e as violações dos direitos humanos no Brasil, sobretudo as que, de alguma forma, comprometem a vida e a integridade física do indivíduo, estão entre as grandes preocupações das populações das grandes cidades.

Hoje, a violência vivida nos grandes centros e estampada nas principais manchetes dos veículos de comunicação manifesta-se por meio de diversos agentes e sob as mais diferentes formas.

Dentre os números da violência urbana, policial e familiar, o Brasil e muitos outros países enfrentam também as estatísticas da violência escolar, que acontece no interior das instituições de ensino.

Esse tipo de violência, quando põe em risco a ordem, a motivação, a satisfação e as expectativas dos alunos e do corpo docente, tem efeitos graves sobre as escolas, contribuindo para o insucesso dos propósitos e objetivos da educação, do ensino e do aprendizado.

Como acontece com a sociedade, a escola não está imune à violência social e acaba sendo um espelho dessa realidade.

Diante de um ambiente conturbado e vulnerável, a escola perde suas características e funções essenciais de educação, socialização, promoção da cidadania e do desenvolvimento pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário